Mais é mais | Maximalismo

By Brenda Silva - fevereiro 25, 2023

De uns anos pra cá muito se fala de minimalismo e decoração escandinava, diversas casas passaram a ser decoradas em branco, tons claros variando entre bege e cinza, e algumas plantinhas pra trazer um pouco de vida ao local. O visual de uma casa chique, moderna e aconchegante. Afinal, menos é mais né? Mas será que é mesmo?

Esse ano eu mergulhei fundo na estética e na decoração maximalista e cheguei a conclusão de que menos não é mais coisa nenhuma. Mais é mais, aliás, mais é bem mais. Esse estilo já um velho conhecido meu, por conta de casas como a da Gloria Vanderbilt e da Dita Von Teese, mas nunca dei muita bola pra ele. Era uma proposta que sempre considerei inalcançável por ser um estilo majoritariamente caro. 

Mas então o TikTok me colocou em uma bolha de maximalismo, e eu comecei a entender essa tendência um pouco melhor e descobri que nem só de decoração de milhões de dólares vive o maximalista. 

Fotos: @itsbridgettebitch | @jessmarak

Mas afinal o que é esse tal de maximalismo? Digamos que é o filho rebelde e eclético da família. Que vem para quebrar as regras das principais tendências de decoração e gosta de um pouco de tudo, por isso então mistura todo esse repertório em um só ambiente (ou na casa toda)

Ao contrário do que a maioria acredita, essa não é uma tendência de peças caras com intenção de acumular muitos objetos ou ser cafona. A intenção do maximalismo é ser criativo, abusar de cores, texturas, estampas e formas diferentes. Criar um ambiente alegre, divertido e único. Que seja a sua cara, que conte a sua história



Fotos: @homewithhelenandco | @c.rosada

O mais legal dessa tendência é que realmente não há muitas regras. Você não precisa precisa misturar cores vibrantes, objetos grandes e diferentes, texturas e estampas para ter uma decoração maximalista. Você pode usar tons mais sóbrios e abusar dos objetos diferentões, ou optar por ter menos objetos e se aliar da mistura de cores divertidas nas paredes e móveis. Tudo é uma opção aqui, afinal é a sua essência compartilhada através da sua casa.

Como grande entusiasta da vibe dos anos 70 que sou, fico muito feliz de ver os maximalistas se multiplicando por aí e as casas se colorindo novamente. O Instagram e o TikTok já estão cheios de conteúdo, inspiração e DIYs de pessoas que são adeptas desse estilo e eu estou estou obcecada com essas contas. E tem famosos nessa lista também. Super indico a tour pela casa da Dita Von Teese e também o da casa da Lily Allen e do David Harbour, são duas propostas diferentes dentro do maximalismo, porém ambas lindas.



Fotos: @colourmadetheroom | @goldenhourabode

Estou completamente apaixonada por essa estética e sonhando com a casa própria para poder decorar e chamar de maximalista. Entendo que essa estética não agrada todo mundo e pode parecer exagerada para a maioria das pessoas, mas como alguém que estudou e trabalha com design, fico com o coração quentinho quando vejo as pessoas sendo tão livres e criativas nas decorações. 

E você, o que acha desse estilo de decoração maximalista? Faria? Ou prefere o visual do minimalismo?


  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Achei lindo, mas acho que não é muito a minha vibe. É muita informação de uma vez só, e eu sou muito ansiosa, fico meio confusa. Mas acho muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu nem sabia que existia um nome para o oposto ao minimalismo. Mas até que faz total sentido, haha. Eu adorei essa tendência mais colorida e criativa. Alguns cenários que você trouxe de inspiração até me lembraram casas de boneca, que eu acho um luxo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Oieee Mi, tudo bem?
    Confesso que gosto bastante do estilo, mas ainda sou uma pessoa que prefere o minimalismo rsrs. Gostei muito de saber mais sobre e acho que futuramente até eu possa pensar mais nesse estilo, pois algumas das fotos me agradaram bastante.

    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por ter apresentado esse novo conceito para mim. Realmente os ambientes ficam muito alegres e criativos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ah minha casa seria essas dos tons clarinhos da segunda linha hahaha
    Mas adorei as cadeiras da primeira linha de fotos, essa mão eu teria medo de sentar - meio creepy.
    Eu vi as fotos da casa da Lily e do David e adorei a criatividade de ambos.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  6. Olá Brenda, também não sou fã do minimalismo, hahah
    Minha casa não é 'Instagramável' ... achei ótimo saber dessa tendência que vc apresentou, vou pesquisar para conhecer melhor. Obrigada pela indicação ♥
    bjos =*

    www.namoradanerd.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Acho os dois estilos bonitos, mas aconchegante mesmo é o maximalismo. Essa onda de cores em ambiente torna tudo mais acolhedor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir