A Batalha dos Blogs: Blogger x Wordpress - Qual é o melhor? | BEDA #14

By Brenda Silva - abril 16, 2023




Quando estamos pensando em começar um blog, uma das primeiras coisas a se decidir é a escolha da plataforma. Existem várias opções disponíveis, mas as duas mais populares são o Blogger e o WordPress. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha certa depende das suas necessidades e objetivos de blog. Nesse post, vamos bater um papo sobre essas plataformas e quem sabe te ajudar a escolher o melhor site de blog para você.

O que considerar ao escolher a plataforma para o blog?

Antes de escolher um site para começar o seu blog, é importante considerar suas necessidades e objetivos. Alguns pontos importantes a serem considerados nessa etapa são:

  • Se você precisa de uma plataforma gratuita ou paga.
  • Se você precisa de uma plataforma fácil de usar ou está disposto a aprender habilidades técnicas.
  • Se você quer personalizar seu blog ou está satisfeito com um modelo padrão.
  • Se você precisa de recursos avançados, como extensões, e-commerce ou fóruns.

Blogger x WordPress

Blogger e WordPress são as duas plataformas de blog mais populares entre os criadores de conteúdo. Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha certa vai depender do cenário pessoal do seu projeto. Mas quais são as principais diferenças entre eles? Bom, vamos lá.

  1. Facilidade de uso para blogueiros

O Blogger é projetado para ser fácil de usar para blogueiros iniciantes. É uma plataforma hospedada pelo Google, o que significa que você não precisa se preocupar com hospedagem ou instalação. O painel de controle é simples e fácil de navegar, e você pode começar a blogar imediatamente. No entanto, o Blogger tem menos recursos e personalização do que o WordPress.

O WordPress é mais complicado para iniciantes, mas oferece mais recursos e personalização. Existem duas opções do WordPress: wordpress.com e wordpress.org. O wordpress.com é um serviço de hospedagem de blog gratuito, enquanto o wordpress.org é uma plataforma de blog auto-hospedada. O wordpress.org é mais complicado de configurar, mas oferece mais controle sobre o seu site de blog.

2. Opções de personalização para o seu blog

O Blogger tem menos opções de personalização do que o WordPress, mas ainda é possível personalizar seu blog. Existem vários modelos disponíveis que você pode usar para personalizar o visual do seu blog. No entanto, se você quiser personalizar ainda mais, precisará aprender CSS.

O WordPress oferece mais opções de personalização do que o Blogger. Existem milhares de temas e plugins disponíveis para adicionar recursos extras e personalizar o seu blog fazendo com que ele fique do jeitinho que você quiser, desde que esteja usando a versão paga. A versão gratuita do Wordpress não te permite muitas alterações.

3. Hospedagem de blog e custo

O Blogger é gratuito e hospedado pelo Google. Isso significa que você não precisa pagar por hospedagem. No entanto, seu site de blog será vinculado a um domínio do Blogspot, a menos que você compre um domínio personalizado.

O WordPress oferece uma versão gratuita e a paga. Na versão gratuita você não tem acesso a muitos recursos, e seu domínio ficará atrelado a wordpress.com. Já nas versão pagas você pode utilizar seu domínio personalizado e terá muito mais controle sobre o seu site, podendo personalizá-lo da forma que quiser, além de ter acesso a diversas extensões.



Melhores plataformas de blog gratuitas

Se você está procurando uma plataforma de blog gratuita, existem várias opções disponíveis. Aqui estão alguns dos melhores:

  • Blogger: Como mencionado anteriormente, o Blogger é uma plataforma de blog gratuita hospedada pelo Google. É fácil de usar e oferece recursos básicos de personalização.

  • WordPress.com: O WordPress.com é outra plataforma de blog gratuita. No entanto, você não pode usar seu próprio domínio e tem menos recursos nessa versão free.

  • Medium: O Medium é uma plataforma de blog gratuita que se concentra em conteúdo de alta qualidade. É fácil de usar, mas oferece menos recursos de personalização do que outras plataformas de blog.

Melhores sites de hospedagem de blog

Se você está disposto a pagar por hospedagem, existem várias opções disponíveis. Aqui estão alguns dos melhores sites de hospedagem de blog:

  • Hostinger: uma das opções mais populares de hospedagem de blog, e o meu grande queridinho. Eles oferecem hospedagem confiável e fácil de usar, com planos acessíveis, além do melhor atendimento ao cliente que eu já tive.

  • Hostgator: outra opção popular de hospedagem de blog. Eles oferecem hospedagem rápida e confiável, com planos acessíveis.

  • GoDaddy: o site é super conhecido por vendas de domínio, mas também oferece hospedagem de blog via Wordpress.

Recursos e adições adicionais

Ambas as plataformas de blog oferecem recursos adicionais que podem ajudar a aprimorar seu site. Aqui estão alguns dos recursos disponíveis:

  • Análise de tráfego: tanto o Blogger quanto o WordPress oferecem análises de tráfego para que você possa acompanhar o desempenho do seu site de blog.

  • Comentários: ambas as plataformas oferecem recursos de comentários, para que seus leitores possam interagir com você e com outros leitores.

  • Comércio eletrônico: se você quiser vender produtos diretamente do seu site de blog, o WordPress oferece vários plugins de comércio eletrônico.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre as duas plataformas, tenho certeza que vai fazer uma escolha muito mais assertiva para o seu blog. Agora me conta, se você já tem um blog, qual plataforma você utiliza? O que mais gosta e o que menos gosta nela? Já cogitou trocar de plataforma?

  • Share:

You Might Also Like

13 comentários

  1. A única coisa em que o wordpress é melhor que o blogger pra mim é o app, dá pra você ler e responder comentários como uma rede social. Infelizmente o app do blogger não tem isso. Pois poderia facilmente substituir todas as redes sociais pra mim se tivesse. Bjks

    ResponderExcluir
  2. O meu está no blogger e até agora tem funcionado bem!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  3. Lovely post. For me Blogger is better.

    Annie,
    Annies Food Diary

    ResponderExcluir
  4. Amei o post. Entre as duas plataformas, eu prefiro o blogger pela facilidade de uso e experiência. O WordPress é incrível para quem quer tentar uma coisa mais avançada por causa de tudo que oferece, mas eu sempre achei muito complicado a usabilidade.
    Eu acho lindo também aqueles templates do Wix, mas acho que a plataforma é mais complicada para iniciantes e para usar no dia a dia.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uma explicação bastante completa. Comecei com blogger e cá ando ao fim de 12 anos. Já pensei em mudar para algo com mais funcionalidades mas tive receio e por cá fico.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, tenho vontade de mudar pro WordPress, mas ainda não tenho condições de pagar pela hospedagem e sinto que o blogger tem funcionado bem para as minhas necessidades no momento.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu prefiro o blogger, já sei mexer, tenho domínio, já tenho layout e é muito fácil encontrar gente pra personalizar layout, ou uns prontos com preços acessíveis.
    Eu adoro e já estou acostumada mesmo, difícil trocar.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  8. Desde 2016 tenho meu blog no wordpress e nunca tive problema, vejo que muita gente usa o blogger, mas como nunca tive experiência com ele não posso opinar, rs. Gostei do post e dos pontos que você citou!

    www.minutodabeleza.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post! O meu é pelo blogger, quando comecei queria algo mais simples que nem precisasse de estudo e fosse bem prático para todas, hoje sou só eu e acho o blogger realmente mais fácil e atende as minhas expectativas... Abraços

    ResponderExcluir
  10. Trabalho com o Blogger há 15 anos e acho bem mais fácil de manusear do que o wordpress.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Bren, tudo bem?
    Amei o post, super completo e relevante ♥
    Uso Wordpress gratuito e estou enlouquecendo com os anúncios.
    Quero fazer a migração pro Wordpress.org e no momento estou pesquisando pessoas que façam esse trabalho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Lembro que quando fui criar meu blog fiquei nessa dúvida, mas resolvi pelo blogger e me adaptei bem. Gosto muito do blogger no geral.
    Achei esse post sensacional, muito informativo e útil ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    quando fui criar o meu até cogitei o wordpress, mas eu não conseguia mexer nele direito, nem no layout ai migrei pro blogspot.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir