Um suspense visceral | O Beijo do Rio - Stefano Volp | [Resenha]

By Brenda Silva - abril 21, 2023


SINOPSE

Mergulhar nos pecados do passado pode ser uma viagem só de ida.  

O solitário Daniel é um jornalista negro que escreve para a seção investigativa de uma revista independente. Ao saber da trágica morte de Romeu, seu melhor amigo de infância, ele decide voltar à sua cidade natal, Ubiratã, para investigar o caso, o qual a polícia prontamente concluiu ter sido suicídio.

Após dez anos longe, Daniel se vê de volta à pequena cidade onde cresceu. Seu regresso à casa é problemático. Bissexual, ele sempre se sentiu deslocado naquele bairro separado do resto da cidade por um rio. A nova companhia de teatro, figuras políticas da cidade, os membros de uma seita religiosa e famílias que não querem ser incomodadas são viradas de cabeça para baixo com a presença do jornalista e sua investigação criminal. Há, também, algo do passado de Daniel de que ele não consegue – ou não quer – lembrar. Em vez de memórias, tem visões de um menino, que aparece para ele com mensagens indecifráveis. Agora, quanto mais se aproxima da verdade, mais visões tem e mais ele deve descobrir sobre si mesmo.

"Então a morte curvou-se na beira do palco em agradecimento e começou a dançar."

MINHA EXPERIÊNCIA

Leitura envolvente e instigante. O Beijo do Rio foi o meu primeiro contato com o Stefano Volp e preciso dizer que adorei a experiência. Com capítulos curtos e uma escrita empolgante, o autor vai nos conduzindo através da visão de Daniel nessa investigação que vai muito além do que imaginamos.

O livro nos apresenta Daniel, um jornalista que volta para sua cidade natal para investigar a morte de seu amigo de infância. Ao adentrar novamente na pequena cidade pacata, extremamente religiosa e conservadora, Daniel revisita diversos traumas e começa a entender que sua investigação vai ir muito além do que o previsto.

"Todo mundo tem monstros. Os piores são aqueles que se disfarçam de Santos a vida inteira."

Estamos falando aqui de um personagem negro, bissexual que vem de uma cidade pequena e de uma família muito religiosa e conservadora. Só aqui já deu pra imaginar o peso que esse texto vai ter, não é mesmo? A ambientação de Stefano nesse livro é excelente, quase claustrofóbica e desesperadora em alguns momentos.

Com alguns personagens secundários muito bons e outros nem tanto, preciso destacar o quanto o grande antagonista dessa obra foi bem escrito. O Apóstolo me deu arrepios do começo ao fim. A minha única ressalva quanto a esse livro é o final, que apesar de ter achado a ideia muito boa, ficou corrida demais e até um pouco jogada. Gostaria que tivesse sido desenvolvido em mais algumas páginas, aí sim teria fechado com chave de ouro. Mas ainda assim, foi um bom final, que me deixou bastante chocada por sinal.

Um suspense nacional com pautas super importantes e bastante instigante. Super recomendo a leitura a todos. E o Stefano é definitivamente um autor para ficarmos de olho.

"O luto caiu-lhe como uma colcha de tristeza e melancolia convidando-o para um aconchego."


 

SOBRE O LIVRO |

Título: O beijo do rio Autor(a): Stefano Volp Editora: Harper Collins Ano da edição lida: 2022 (1ª edição) Páginas: 320 Skoob | Goodreads Lido em: abril 2023

Nota: ★★★★★
Gatilhos: confira a lista

Compre aqui: amazon

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. OI Brenda,
    Amei conhecer um pouquinho desse livro, amei os quotes que você selecionou.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina, não conhecia esse livro, mas já gostei da premissa. Eu gostei do protagonista trazendo bastante representatividade, algo ainda relativamente raro em minhas leituras. Fora essa questão de lutar contra o passado, que também me atrai. Mas já vou sem grandes expectativas, por conta do final meio corrido.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir