Por que ler livros nacionais? | BEDA #20

By Brenda Silva - abril 22, 2023



Falamos tanto sobre literatura estrangeira o tempo todo que as vezes acabamos negligenciando a nossa. Consumir literatura nacional é importante não só para enriquecer nossa cultura e ampliar nosso conhecimento sobre a história e a sociedade do nosso país, mas também para valorizar e apoiar a produção literária nacional. Além disso, a literatura nacional nos oferece uma oportunidade única de conhecer as diferentes vozes e perspectivas que compõem a diversidade do Brasil.

Ao ler obras nacionais, podemos nos conectar com as histórias, personagens e paisagens que fazem parte do nosso cotidiano e da nossa identidade cultural. A literatura brasileira é rica e diversa, com uma vasta gama de temas e estilos que refletem as diferentes realidades e experiências vividas pelos seus escritores e personagens. 

Além disso, ao consumir literatura nacional, estamos contribuindo para a valorização e fortalecimento do mercado editorial brasileiro e para o incentivo de novos autores a publicarem suas obras. Isso é fundamental para construirmos uma sociedade mais plural e democrática, que valoriza e respeita a diversidade cultural e literária.

Portanto, consumir literatura nacional não é apenas uma questão de entretenimento, mas também uma forma de investir na vitalidade da nossa cultura. Agora me conta, qual é o seu livro nacional preferido?


| Blogs no #BEDA |

  • Share:

You Might Also Like

13 comentários

  1. Oi! Concordo com tudo o que você disse! Não vou dizer que minha escritora nacional favorita sou eu (autoestima é tudo.. hahaha), mas outra autora que eu conheço e gosto muito das obras é a L.L. Alves. Infelizmente ela precisou se afastar do mundo literário exatamente por não estar pagando os boletos. Espero que ela retorne um dia!

    Abraço!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Brenda. Como vai? Muito bom o post! Curti bastante! O livro FUGITIVOS do autor Carlos Barros é um dos livros nacionais que mais gosto. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu livro nacional preferido é memórias postumas, mas tbm gosto de grande sertão e nu de botas do antonio prata. Fica a dica hehehehe bjks

    ResponderExcluir
  4. Oii! Confesso que não sou de ler livros nacionais, aliás nem internacionais to lendo ultimamente hahaha, mas amei o post e me incentivou a procurar alguns para ler.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bren, tudo bem?
    Acho excelente esse debate, especialmente quando pensamos que o brasileiro é um povo que não é incentivado a ler e que várias livrarias estão fechando as portas. Incentivar esse mercado e nossos autores é uma das formas que nós, blogueiros, podemos ajudar. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu gosto bastante dos livros do Mauricio Gomyde, do Eduardo Spohr, Bianca Briones, Samantha Holtz e Rodrigo de Oliveira. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Amei o post. A literatura nacional é tão rica e variada e com tanto potencial, mas acaba sendo apenas um ruído por causa dos livros estrangeiros.
    Esse ano eu fiz a meta de ler mais nacionais e está tudo indo bem até agora, descobri vários autores legais. Quando apoiamos livros nacionais, tanto comprando quando divulgando, ajuda as editoras a ver que se tem demanda nesse mercado para investir mais
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  8. Concordo demais!
    E não só os clássicos né, graças a Deus temos inúmeros autores contemporâneos que arrasam demais, e para todos os gostos literários!

    Bjs!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei demais o post! Um dos meus livros favoritos é a marca de uma lágrima! É muito importante apoiar e divulgar os livros nacionais.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Sou portuguesa e conheço alguns autores brasileiro de que gosto imenso. Érico Veríssimo, Jorge Amado, José Mauro de Vasconcelos.
    Só para citar alguns.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Tenho andado um pouco afastada da leitura!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  12. Que post bacana!
    Acho muito legal e com certeza quando consumimos literatura nacional investimos na cultura da nossa própria localidade.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Um post super necessário esse, viu? Viver de livros no Brasil é bem complicado e não é todo mundo que consegue. Precisamos dar o máximo de apoio possível, ainda mais com tantos talentos incríveis que temos por aqui. Eu gosto muito de Machado de Assis (clássicos) e de suspense da Luciana de Gnone (contemporâneo).
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir