O mês em livros | Janeiro

By Brenda Silva - fevereiro 05, 2023

O ano já começou com tudo por aqui no quesito leituras, janeiro chegou com direito a livro favoritado, livro abandonado e livro com 1 estrela. Se os próximos meses seguirem essa linha, vem aí um ano bem interessante de leituras.





1. Galateia, por Madeline Miller - 🇺🇸  ||  96 páginas  ||  Editora Planeta Minotauro 
★★★★

Comecei o ano com o audiobook de Galateia da Madeline Miller. Essa foi a minha primeira experiência com a autora e preciso dizer que gostei muito da sua visão sobre o mito grego de Pigmalião e Galatéia. A autora traz uma releitura sob uma óptica mais feminista do mito grego, onde originalmente o escultor Pigmalião se apaixona por uma de suas esculturas de mármore, escultura essa que cria vida após a deusa Afrodite se comover com o amor do homem pela estátua. Pigmalião e Galatéia então vivem felizes para sempre. Mas não no livro de Miller. O desenvolvimento desse relacionamento no conto da autora é narrado de outra perspectiva, acompanhamos a visão de uma mulher que busca felicidade e liberdade para ela e sua filha, enquanto lida com um marido egoísta, possessivo e ciumento. Galateia é um conto pequeno, mas muito complexo e envolvente.

2. Nossa Noite de Natal, por L.R. Brand 🇧🇷  ||  64 páginas  ||  Independente
★★★

Aproveitei que estava com o Kindle Unlimited para ler o conto de natal que a Laura havia lançado no mês anterior. Como grande fã de comédia romântica e de Natal que sou, adorei acompanhar Cecília e seu vizinho presos no elevador em plena véspera de Natal. O conto é curtinho e muito envolvente, segue a linha de enemy to lovers e o cenário natalino foi a cereja do bolo para mim, deixou meu mês de janeiro com gostinho de dezembro.


3. Olhos d'água, por Conceição Evaristo 🇧🇷  ||  116 páginas  ||  Editora Pallas
★★★★♥

E chegamos ao favorito do mês. Que leitura incrível, incrivelmente linda e triste, pesada e profunda. A autora com sua escrita poética, afiada e sem pudor, discorre sobre temas de classe, gênero e raça ao longo de 15 contos muito bem construídos. Belos e brutais, diversas vezes precisei parar entre um conto e outro para respirar, digerir tudo o que tinha acabado de ler, antes de começar o próximo. Dentre todos, o meu preferido foi "Maria", esse me deixou sem ar e sem chão durante um bom tempo, e me fez refletir muito sobre a rapidez e a veracidade em que fazemos julgamentos. "O cooper de Cida" também foi um que mexeu muito comigo, pois me vi em Cida enquanto ela refletia sobre o tempo, reflexão essa que eu já venho fazendo há algum tempo e inclusive já até comentei aqui no blog.


 você também pode gostar de: Um vício chamado audiobooks | BEDA#7



4. Duna (Crônicas de Duna, #1), por Frank Herbert 🇺🇸  ||  680 páginas  | Editora Aleph

Duna é um livro que venho lendo desde 2022. Comecei a ler abril e abandonei, retornei em agosto e acabei abandonando novamente. Então decidi que estava na hora de terminar essa aventura científica e finalmente em janeiro de 2023 retomei a leitura mais uma vez e consegui finalizar com a ajuda do audiobook (te amo scribd). Que Duna é um grande clássico ninguém pode negar, mas certamente não é um livro para mim. No livro a gente acompanha o Paul crescendo e amadurecendo como o grande herói prometido, e essa caminhada é cheia de esquemas políticos e religiosos. Acontece que Paul é um personagem completamente sem carisma e que ao longo de mais 600 páginas parece não crescer ou amadurecer, me parece que ele já nasceu pronto e perfeito para cumprir sua profecia, e isso extinguiu qualquer pequena chance que eu tinha de me conectar com o livro. Além de ter achado narrativa e personagens chatos, a linha do tempo desse livro me irritou muito. De uma página pra outra anos e acontecimentos se passavam sem que a gente fosse avisado. Eu entendo o sucesso e o clamor por essa série de livros, mas também entendi que não é o meu tipo de livro, e por isso acabou se tornando o primeiro 1 estrela do ano.


5. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e outras histórias, por Washington Irving - 🇺🇸  ||  192 páginas  ||  Editora Wish
abandonado

Mais um livro de contos em janeiro, mas infelizmente esse foi abandonado. Estava super ansiosa para conhecer a origem da lenda do cavaleiro sem cabeça, mas a narrativa do livro quase me fez arrancar a minha própria cabeça. Com todo respeito ao Sr. Irving, mas os contos são entediantes, sua escrita não me envolveu nenhum pouco. Me forcei muito para terminar o conto principal e logo no começo do segundo acabei desistindo e abandonando o livro. 


6. Kim Jiyoung, nascida em 1982, por Cho Nam-joo  - 🇰🇷  ||  134 páginas  ||  Editora Intrínseca
★★★,5

A última leitura de janeiro foi Kim Jiyoung, e esse entrou para aquela lista de "livros que li com a expectativa muito alta". Não me entenda mal, é um bom livro, mas a minha experiência não passou muito disso. Um dos livros mais comentados de 2022, conta a trajetória de uma mulher coreana, desde sua infância até a maternidade, crescendo, entendendo e lidando com machismo estrutural e a desigualdade de gênero enorme de seu país. O livro é curto, e talvez esse tenha sido o grande problema para mim. Senti falta de um pouco mais de desenvolvimento, e de desfecho. O livro foca no passado, em contar tudo o que aconteceu para que a protagonista chegasse ali, mas não nos mostrou muito as consequências daquilo. Eu estava interessada no passado, mas muito mais no presente, em saber como ela estava e como ela iria seguir dali pra frente. Na maior parte do tempo eu estava muito mais interessada na mãe e na irmã da protagonista do que nela, aliás, a mãe de Jiyoung foi o ponto alto do livro pra mim. Um bom livro, com o qual - infelizmente - todas as mulheres vão se identificar com algum momento da vida de Kim. 

<compre aqui> || <alerta de gatilhos>

você também pode gostar de: Lendo gratuitamente | NetGalley | BEDA#13

E você, leu alguma coisa boa no mês de janeiro? Me conta aqui nos comentários :)

Quer ganhar 60 dias grátis para testar o Scribd? É só se cadastrar através desse link: clique aqui. São milhares de audiobooks e ebooks disponíveis para sua leitura. 

  • Share:

You Might Also Like

29 comentários

  1. Oi Brenda, tudo bem?
    Adorei suas impressões sobre os livros.
    Eu nem assisti ao filme de Duna porque sci-fi mais "épico" não combina comigo, então acho que sentiria o mesmo que você.
    Fiquei levemente chocada sobre A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça porque eu sempre tive muita curiosidade (e medinho, quando criança rs) dessa história, e queria ler algum dia.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Brenda.
    Você teve um mês com leituras bem interessantes.
    É muito chato não conseguir se conectar com o livro e ter que abandoná-lo.
    Nossa noite de natal parece um livro bem divertido.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Brenda,
    quantos livros legais lidos em Janeiro! Da sua listinha, conheço Duna e o livro da Conceição Evaristo que vejo sempre ser bem comentado pela internet. Eu vi o filme de Duna há um tempo e gostei bastante, mas não sei se tenho coragem de encarar o livro já que é um calhamaço.
    Anotei aqui o livrinho de Natal já pro Natal desse ano haha
    Beijos ♥
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  4. Olá. Vim retribuir a sua visita ao meu blog e gostei muito de conhecer o seu, pelos temas abordados. Conte com mais uma seguidora.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Parecem ser muito interessantes! Vou levar as sugestões!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  6. Muito interessantes suas leituras. Não li e nem conhecia nenhum desses. Já anotei alguns títulos que me interessaram.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum desses, da sua lista Kim Jiyoung está na minha lista para comprar.
    Morro de vontade de ler.
    Beijos!!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, desses eu só li Duna e curti, apesar de ser uma leitura densa. Que pena que não curtiu.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro ainda, me falta tempo.
    Estou com pesquisa de público no blog se puder responder, eu agradeço.
    big beijos

    ResponderExcluir
  10. Amei as leituras. Ainda não li nenhum, mas tem uns dois na minha lista. Morro de medo de ler Duna e no final não gostar KK
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Duna eu tenho muita curiosidade em ler, mas ao mesmo tempo me assusta o tamanho do livro hehehehe, ainda não tive coragem.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro esse ano infelizmente.
    Beijos

    Momentos e outras coisas

    ResponderExcluir
  13. eu tenho vontade de ler duna. estou com um da conceição pra ler, mas não é esse. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei demais de Galateia e quero muito ler o livro da Cho Nam-joo
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Brenda muitos livros interessantes, livros simplesmente geniais, já respondi a pesquisa, bjs.

    ResponderExcluir
  16. Eu ri com sua definição sobre A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, haha. Eu acho que só vi o filme, que sempre começo, mas nunca termino. Então não acho que o conto iria me agradar, ainda mais com uma escrita lenta e entediante. Os outros livros não conhecia, mas fico feliz que tenha gostado da maioria, pelo menos. Eu li bastante em janeiro também, e foram boas experiências, gostei da maioria.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  17. Incríveis essas leituras. Gostei de todas elas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  18. Oi Brenda, eu tinha (talvez ainda tenha..rsrs) muita vontade de ler 'A lenda do cavaleiro sem cabeça' por conta do desenho da Disney, mas se foi assim tão arrastado, acho que vou passar outros na frente.

    Eu já tive a sorte de ter uma leitura boa logo no início do ano. 'A pequena loja de venenos'. Publiquei uma tag no blog e em breve publicarei a resenha.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  19. Oi Brenda, tudo bom?
    Da sua lista de lidos em janeiro, não li nenhum, acredita? rs
    Eu acho que sou do time de romances dramáticos mesmo! kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Todos livros que eu gostaria muito de ler. Você consegue ler vários livros em um mês, né? Eu não consigo, sou slow reader em modo hiper lento hehehehhe mas o importante é ler e se divertir. Bjks

    ResponderExcluir
  21. Oi! Eu sempre quis ler A lenda do cavaleiro sem cabeça, só conheço a história pelo filme. Espero que a leitura para mim funcione. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Oi Brenda,
    Amei saber mais sobre esse conto Galateia, coloquei na minha lista de leituras. Ahhh e as vezes é necessário que abandonemos alguns livros, eu sou o tipo de leitora que insiste, mas às vezes abandonar um livro é libertador! Haha.
    O que é enemy to lovers? Fiquei curiosa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  23. Minhas leituras de janeiro foram boas, minhas notas ficaram entre 4 e 5 estrelas (eu acho). Gostei muito de suas impressões dos livros que leu e fiquei de olho em cavaleiro sem cabeça porque é uma leitura que gostaria de fazer, mas vi que você não curtiu, repensei aqui hahahah

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. ia dizer que ia ler o Cavaleiro sem cabeça, mas acho que não vou querer não! hahahaha

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  25. Oi
    me interessei por Galateia por ser uma histórias com poucas páginas, eu já tinha visto essa capa pelas redes sociais, Kim Jiyoung, nascida em 1982 está na minha lista de desejados e quero ler, que bom que gostou desse último.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Que livros maravilhosos!
    Não conhecia alguns!
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Você leu muitos livros em janeiro, adorei saber quais foram!
    Muito interessantes hehe :)
    Muito obrigada pelo comentário lá no blog! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Arrasou nas leituras! Fiquei mega interessada em Nossa Noite de Natal. Amo histórias assim!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir