Lendo gratuitamente | NetGalley | BEDA#13

By Brenda Silva - abril 21, 2022

Conheci o NetGalley no começo desse ano através da Ingrid do Aquele Quote, e desde então toda semana eu estou lá no site fuçando as novidades que as editoras disponibilizam. Mas o que é o NetGalley? Continua aqui comigo que eu vou te explicar.



O NetGalley é uma plataforma online onde as próprias editoras disponibilizam e-books de seus catálogos, geralmente lançamentos, em troca de uma resenha sincera do leitor. E aí, amou? Ta duvidando que isso seja real? Pois é, minha primeira reação quando ouvi falar do site pela primeira vez foi duvidar que as editoras realmente disponibilizavam obras gratuitamente, mas é real e legal.

"NetGalley é um serviço online inovador e fácil de usar, um ponto de conexão entre editoras, mídia, bibliotecários, livreiros, blogueiros e educadores. A NetGalley oferece cópias digitais, muitas vezes chamadas de cópias de leitura antecipada, ou ARCs, para leitores profissionais e ajuda a promover novos títulos." - NetGalley 

Ao criar seu perfil no site, você recebe acesso a diversas editoras e seus catálogos disponíveis, vale ressaltar aqui que 99% das editoras são internacionais, até esse momento somente uma editora brasileira faz parte da comunidade, a Companhia das Letras. Ao encontrar um livro que te interesse, você precisa requisitá-lo para a editora através do botão "request", e então é preciso esperar a resposta deles, que podem aprovar ou recusar o e-book para você.



Algumas editoras estrangeiras realmente não aprovam perfis que não sejam do seu país, mas até o momento de 10 livros estrangeiros que requisitei, apenas 3 foram negados. Já com a Companhia das Letras não tive nenhuma recusa até o momento, todos os 9 que pedi foram aprovados.

O próprio NetGalley recomenda que para evitar recusas das editoras, os perfis sejam preenchidos da melhor forma possível, detalhando seu trabalho como criador de conteúdo, livreiro, bibliotecário, etc. Além de disponibilizar links de suas plataformas, como Goodreads, Blog, Instagram, etc. Outro ponto importante é a média de feedback, o site recomenda que esteja sempre acima de 80%, e para isso o que você precisa fazer é sempre enviar as resenhas dos livros que leu através da plataforma. A minha dica pessoal aqui nessa parte é: não saia requisitando muitos livros de uma vez, pois isso acaba afetando a média do feedback.

Fui aprovado, e agora? Ao clicar na aba "your shelf" você terá acesso a todos os títulos que foram aprovados, aqueles que precisam ser resenhados e também aos que já receberam feedback. Ao clicar na aba "start reading" você pode fazer o download do e-book ou enviá-lo diretamente para o seu kindle, caso já o tenha cadastrado na plataforma, e depois é só alegria e aproveitar bastante a leitura. 


| Blogs no #BEDA |

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Eu vou recomendar essa plataforma para a minha mãe que ama muito ler, passa boa parte dos dias lendo <3. Não conhecia e é bom saber que dá para enviar para o kindle.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Olá Brenda!
    Adorei essa plataforma, muito boa para quem escreve e publica, assim como, para quem lê e dá opinião. Boas leituras :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o site mas achei uma sugestão muito interessante.
    Feliz semana!

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse site, ainda não conhecia o NetGalley.
    Pra quem curte ler deve ser uma maravilhaaaa!
    Adorei conhecer :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    legal essa plataforma não conhecia, se eu me cadastrar eu só conseguiria ler os da editora Companhia das Letras, já que não leio em Inglês vou dar uma olhada nesse site.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir