5 livros nacionais para ler em 2023 | BEDA #21

By Brenda Silva - abril 23, 2023



Já conversamos por aqui sobre a importância de ler e conversar sobre literatura nacional, não apenas para enriquecer nossa cultura, mas também para valorizar e apoiar a produção literária nacional. É por isso que um dos meus projetos pessoais de leitura para 2023 é o de tentar ler pelo menos 1 livro de autoria brasileira todo mês. Até aqui tem dado super certo, e estou tendo ótimas experiências nesse projeto. Então decidi compartilhar aqui com vocês algumas leituras que pretendo fazer ainda esse ano.

7 livros nacionais que quero ler esse ano.

  1. Capitães da Areia, por Jorge Amado - um romance social que conta a história de um grupo de meninos de rua que sobrevivem em Salvador, na década de 1930. Retratando as desigualdades sociais e ao mesmo tempo celebrando a solidariedade e a amizade.
  2. Hora da Estrela, por Clarice Lispector - um romance existencialista que conta a história da nordestina Macabéa. Uma obra que aborda questões como a identidade, a solidão e a morte, e que é considerada uma das principais obras da autora.
  3. O Quinze, por Rachel de Queiroz - um romance histórico que se passa durante a seca de 1915 no Nordeste do Brasil. Um retrato da luta pela sobrevivência que examina as questões sociais e econômicas da época.
  4. Vidas Secas, por Graciliano Ramos - um romance que conta a história de uma família na fuga do sertão em busca de oportunidades. É uma obra que retrata a luta pela sobrevivência em um ambiente hostil, ao mesmo tempo que aborda questões sociais e humanas universais.
  5. Enfim, Imperatriz, por Maria Fernanda Elias Maglio - uma coletânea de contos contemporâneos que ganhou o Prêmio Jabuti de contos 2018.
  6. Urutau, por Larissa Brasil - um suspense policial onde acompanhamos uma investigadora tentando resolver um crime que assombra a cidade de Goya.
  7. O Lado Agridoce da Vida, por Bia Carvalho - um romance onde um homem quer ganhar a guarda de sua afilhada órfã e para isso precisa encontrar uma esposa o quanto antes.
Me conta aqui nos comentários se você já leu ou também quer ler alguma dessas obras :)

| Blogs no #BEDA |

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Amei as indicações, e me interessei a ler o livro capitães da areia e O lado Agridoce da vida. Depois volto aqui para contar o que achei.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas indicações. Ainda não li nenhum deles.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhuma dessas obras, mas adorei sua lista. Conheço alguns de nome.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Da sua lista eu li O Quinze e Vidas Secas. Adoraria ler Clarice Lispector.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Gostei muito das dicas para leitura. São livros bem bacanas.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sou de ler, mas gostei muito das dicas.
    Acho muito importante valorizar livros nacionais <3

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Obras incríveis, verdadeiros clássicos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Adorei a seleção! Capitães de areia e A hora da estrela estão na minha lista, já tenho ambos e pretendo lê-los em breve. Vidas Secas é um dos meus livros preferidos!

    Deixei uma resenha nova de livro também.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não li todos que deveria, mas Capitães da areia foi a minha leitura favorita da época dos vestibulares. Pretendo ler algo da Clarice Lispector esse ano!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nenhum desses da sua lista. Mas espero que sejam boa leituras para você e estou curiosa pelas resenhas depois.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir