Autoconhecimento e filosofia | Salmo para um Robô Peregrino - Becky Chambers | [Resenha]

By Brenda Silva - abril 11, 2023

.

SINOPSE

Passaram-se séculos desde que os robôs de Panga ganharam autoconsciência e abandonaram as fábricas; séculos desde que peregrinaram para a vastidão selvagem e nunca mais foram vistos; séculos desde que desvaneceram em mitos e lendas urbanas. Um dia, a vida de Dex, um monge de chá com sentimentos de incompletude e insatisfação, é perturbada pela repentina chegada de um robô que veio para honrar uma velha promessa de checar como os humanos estão. Esse robô não pode voltar até que uma questão essencial seja respondida:

“De que os humanos precisam?”

Mas a resposta para essa pergunta depende muito de quem pergunta, e como. Assim, dois aliados improváveis partem em uma jornada filosófica sobre propósito, anseios e pertencimento. Em um mundo onde as pessoas têm tudo de que precisam, será que ter mais importa?

"Pensei, se eu conseguir apenas fazer isso, se eu puder fazer isso bem, vou me sentir bem. E adivinhe só? Eu faço isso bem. Muito bem. Eu faço as pessoas felizes. Faço as pessoas se sentirem melhor. E, no entanto, ainda acordo cansade, tipo... como se algo estivesse faltando."

MINHA EXPERIÊNCIA

Curtinho, aconchegante e com carinha de outono. Salmo para um Robô Peregrino foi uma grata surpresa e uma experiência de leitura diferente de todas as outras. A partir desse ponto vou contar a minha experiência utilizando linguagem neutra, em respeito a obra, que traz como personagem principal um personagem não binário.

Esse livro nos apresenta Dex, ume monge não binário que sai em busca de algo que nem elu mesme sabe o que é. Ao longo dessa jornada, elu encontra Chapéu de Musgo, um robô que está buscando observar os humanos para saber como eles estão se virando sem os robôs por perto.

Dex busca incessantemente sentido para sua vida. Elu deixa sua aldeia para se tornar monge do chá e servir conforto as pessoas que precisam, mas ainda assim segue angustiade sem entender sua razão de existir. E quem nunca teve uma crise existencial que atire a primeira pedra, não é mesmo?!

Acompanhar o encontro e a convivência de Dex e Chapéu de Musgo é simplesmente uma delícia. A paciência, a curiosidade e o cuidado que elus tem um com o outro te faz sorrir sem nem perceber. E apesar de tudo ser muito fofo e engraçado, tudo também é muito profundo e reflexivo nesse livro. A Becky Chambers alugou pelo menos 3 triplex na minha cabeça com seu texto.

"...se eu não usar esse tempo para alguma coisa, se eu não aproveitar ao máximo, então terei desperdiçado algo precioso"

A escrita da autora é simples, mas seu texto é complexo e cheio de significado. A busca de Dex por sentindo e propósito na vida é muito relacionável. E nesse mix de autoconhecimento e filosofia, a gente ainda ganha de brinde aquele robô muito queride que nos ajuda a refletir sobre a simples façanha de existir e já sermos bom o suficiente por isso. 

Sobre a tão polêmica linguagem neutra, o que eu achei? Sinceramente, houve um certo estranhamento no começo, que até diminuiu um pouco o meu ritmo de leitura. Mas conforme a leitura foi andando, fui me acostumando e sinceramente, não me atrapalhou em nada, na verdade, achei muito interessante observar a tradução e também a possibilidade de exercitar essa linguagem.

"Você continua se perguntando por que seu trabalho não é suficiente, e não sei responder, porque basta existir no mundo e se maravilhar com ele. Você não precisa se justificar nem merecer isso. Você tem permissão para simplesmente viver."

 

SOBRE O LIVRO |

Título: Salmo para um robô peregrino: 1 Autor(a): Becky Chambers Editora: Morro Branco Ano da edição lida: 2022 (1ª edição) Páginas: 176 Skoob | Goodreads Lido em: abril 2023

Nota: ★★★★  

Compre aqui: amazon

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Uma proposta interessante. Acho que a minha leitura também seria lenta no começo, mas acho que depois eu me acostumaria.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei um livro bem diferente, confesso que não curto ficção. Mas que bom que você achou uma leitura aconchegante. Gostei das frases :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir