Um papo sobre podcasts e newsletters | BEDA #2

By Brenda Silva - abril 03, 2023



De um tempo pra cá a gente tem acompanho um crescimento astronômico de newsletters e podcasts, todo mundo tem feito, pessoas físicas e jurídicas, seja pra informar, entreter ou se conectar ainda mais com o seu público.

E com isso temos um pauta importantíssima e muito relevante, a ser discutida em outro post, a importância da plataforma própria e autonomia do criador de conteúdo, pauta essa que eu já vejo a Theresa do Fashionismo discutir há um bom tempo. Mas deixando o "marketês" de lado, quero conversar um pouco sobre newsletters e podcasts pois ainda tenho muita curiosidade de entender o quão receptiva as pessoas são a esses meios de comunicação.

Newsletters nada mais são do que um jornal, com uma curadoria nichada, entregue no seu e-mail com uma certa frequência. E aí meu amor, tem para todos os gostos, tem sobre moda, negócios, esportes, livros, vida pessoal, saúde, tudo misturado, e por aí vai. Já os podcasts são as evoluções dos programas de rádio, e aqui novamente, com uma curadoria nichada, nos mais diversos temas. Até as radionovelas estão de volta nesse rolê. 

Agora a questão que não quer calar, na minha cabeça, você consome conteúdo nesses formatos? Se sim, de forma recorrente? Eu tenho uma relação muito inconstante com esses formatos, já fui muito viciada em podcasts, de ouvir todos os dias. Hoje, ouço um podcast a cada 3 meses e olhe lá. O mesmo para as newsletters, já fui assinante de várias, mas hoje só permaneço de uma.

No fundo, no fundo, eu ainda prefiro os meios mais tradicionais, como os blogs e o Youtube. Gosto do adicional do visual e de toda a personalização que esses dois permitem. Me sinto muito mais próxima dos criadores de conteúdo dessa forma.

Mas, apesar do meu gosto pessoal, é impossível de negar o sucesso que newsletters e podcasts tem feito, muitos deles já acarretando milhões de inscritos em seu primeiro ano de vida. Muito disso porque as gerações mais novas não tem o hábito de buscar notícias, e sim o de esperar que as notícias cheguem até eles por algum feed de rede social. 

Reflexões e mais reflexões, mas eu ainda quero saber, você tem o hábito de consumir newsletters e podcasts? Gosta, ama, é indiferente? Tem um preferido? Me conta sua opinião e experiência aqui nos comentários, inclusive se você tiver algum desses, deixa o link junto pra eu poder ir lá conferir :)


  • Share:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Hoje mesmo eu estava pensando "será que sou a única que não consegue ouvir podcasts?" Sei lá, pra mim não funciona, não consigo me concentrar no podcast e fazer outra coisa ao mesmo tempo.
    Newsletter assino algumas também mas é raro eu realmente parar para ler.
    Beijos,
    www.sabrinasantosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sa,
      Obrigada por compartilhar sua opinião ♥

      Beijos

      Excluir
  2. Nos dias de hoje vem surgindo muitas coisas novas, mas eu concordo com você, prefiro blogs e YouTube, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lu,
      Obrigada por compartilhar sua opinião ♥

      Beijos

      Excluir
  3. Eu sou adepta de podcasts bem antes deles se popularizarem e se transformarem em videocasts. Newsletters é bem mais complexo de eu acompanhar, pode ser que eu assine e depois nem abra os e-mails. Podcasts eu amo escutar enquanto lavo o banheiro, haha.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thais,
      Obrigada por compartilhar sua opinião ♥ Eu também adoro ouvir podcast enquanto faço trabalho de casa haha

      Beijos

      Excluir
  4. Não, prefiro ir no blog e youtube, também não tenho paciência para podcast grandes, então raramente escuto, sou do time me sinto acolhida nos blogs e algumas resenhas no youtube

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu não ouço podcasts e nem leio newsletters... Mas sei que tem muitaaa coisa boa nesses formatos, eu é que sou meio desligada e um pouco resistente a esses formatos mesmo hahaha.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Val,
      Obrigada por compartilhar sua opinião ♥

      Beijos

      Excluir
  6. Não leio newsletters, mas já vi alguns podcasts. Só que agora prefiro ver um corte de um podcast do que ficar 1 ou 2 horas ouvindo uma conversa. Eu não tenho muita paciência. Ainda prefiro blogs e Youtube porque consigo acompanhar vários criadores pelo mesmo tempo que consumiria o conteúdo de um único podcast.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dri,
      Obrigada por compartilhar sua opinião ♥ Confesso que ultimamente eu também tenho consumido mais os cortes do que o conteúdo todo.

      Beijos

      Excluir
  7. Viciei em podcasts. Ouço muito, principalmente os de reportagem investigativa. Ajuda a passar o tempo no caminho de ida ou volta para casa, além de ficar mais informado e entretido.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir