Objetos criando vida, criaturas estranhas e um pouco de drama | Sombras da Noite

By Brenda Silva - novembro 10, 2021

 












Eu havia começado a ler Sombras da Noite em julho, mas não tinha conseguido passar do primeiro conto. Acho que simplesmente não era o momento certo, pois decidi pegá-lo novamente em outubro e fui lendo sem parar. Tentei falar um pouco sobre a minha experiência com cada conto sem dar muito spoiler para não atrapalhar a leitura de vocês.

JERUSALEM'S LOT -  4 ★ 
Um dos contos que se passam no universo de Salem e um dos melhores do livro. E por acaso ganhou uma adaptação pra tv incrível, e eu falei um pouco mais sobre ela aqui.


O ÚLTIMO TURNO - 3,5 ★ 
Esse foi um dos contos que me deixou MUITO wtf????. Achei um pouquinho gore porém brilhante, fiquei aflita, com nojo e arrepiada lendo. Esse conto teve uma adaptação para o cinema em 1990.


ONDAS NOTURNAS - 1,5 ★ 
A dança da morte é o meu livro preferido do autor, porém esse conto funcionou zero pra mim. Achei raso e sem graça. Foi bem aquilo de falou, falou e não falou nada. O universo de a dança da morte é incrível e poderia ter rendido um conto bem mais interessante, esse aqui me pareceu até um pouco preguiçoso.


EU SOU O PORTAL - 4 ★ 
Esse aqui foi muito louco, meu Deus. Descobri que simplesmente AMO King escrevendo sobre alienígenas. Alguma coisa nesse conto me trouxe um vibe meio O nevoeiro, só assisti o filme até então mas quero muito ler o conto. Fiquei aflita, curiosa e triste. Parabéns King, conseguiu de novo.


A MÁQUINA DE PASSAR ROUPA - 3 ★ 
Essas vibes de terror 80/90s bem bizarros que chegam a ser cômico. Objetos inanimados que criam vida e ficam maus, é o tipo do terrorzinho cômico que eu gosto. O conto foi a principal inspiração do filme Mangler, o grito de terror.


O BICHO PAPÃO - 3,5 ★ 
A história do bicho papão para adultos. O ódio que eu senti desse personagem principal não está escrito, mas é um excelente conto. Esse também foi adaptado para um curta em 1982.


MASSA CINZENTA - 3 ★ 
Esse foi mais um dos medianos pra mim, outro terrorzinho trashzeira que beira ao cômico. Teve algumas adaptações, mas acho que a mais icônica foi na série Creepshow.


CAMPO DE BATALHA - 4 ★ 
Toy Story só que de terror. Apesar de ser meio bizarro eu adorei, me diverti muito lendo e fiquei imaginando as cenas o tempo todo. Esse conto também ganhou adaptação em um episódio da série Pesadelos e Paisagens Noturnas.


CAMINHÕES - 5 ★ 
Esse aqui foi absolutamente tudo pra mim. Não consigo nem explicar o tanto que gostei desse conto, que além de me divertir, foi uma experiência particular bastante imersiva. Além de imaginar as cenas, fiquei me imaginando naquele restaurante. Trasheira de objetos inanimados de novo, obrigada pelos mimos King. Caminhões ganhou sua adaptação para tv em 1997.


AS VEZES ELES VOLTAM - 3 ★ 
Confesso que esse foi a minha maior dúvida. Aquele famosos caso de gostei mas não gostei. O conto tem elementos interessantes mas mesmo sendo curto, achei um pouco repetitivo o que o tornou cansativo. Teve sua adaptação em 1991.


PRIMAVERA VERMELHA - 3,5 ★ 
Inspirado na lenda urbana inglesa de Jack dos Saltos de Mola, mulheres são assassinadas no campus da universidade. Outro conto muito bom e com final de gostinho de quero mais.


O RESSALTO - 3,5 ★ 
Outro conto excelente que definitivamente prende sua atenção. Aqui rolou tensão de sobra e talvez não seja o mais indicado para quem tem medo de altura. O homem que precisa dar a volta no parapeito de um prédio altíssimo ganhou sua adaptação para tv em 1985.


O HOMEM DO CORTADOR DE GRAMA - 3,5 ★ 
Parece que quanto mais wtf???? o negócio fica, mais eu gosto. Objetos inanimado ganhando vida e matando pessoas, mas dessa vez nem foi tanto o objeto assim. O filme The Lawnmower Man de 1992 teve inspiração no conto, e apesar do mesmo nome e da cena com o cortador de grama, o filme é tão diferente que o Stephen King chegou até a processá-los por promoverem o filme como adaptação da sua obra, quando esse não foi bem o caso.


EX-FUMANTES LTDA. - 4,5 ★ 
Pesadíssimo. Esse foi uma dos mais assustadores e pesados de todos. Me deixou incomodada do inicio ao fim com toda a situação por trás dessa promessa de faremos qualquer pessoa parar de fumar. O conto teve a sua adaptação junto com O Ressalto, no filme Olhos de Gato de 1985.


EU SEI O QUE VOCÊ PRECISA - 4 ★ 
Se a série YOU fosse um conto do Stephen King, serie esse. Se apaixonar por alguém que sabe tudo o que você quer, gosta e precisa. Será que está de fato apaixonada ou enfeitiçada? 


AS CRIANÇAS DO MILHARAL - 5 ★ 
O NÚMERO 1 NO MEU CORAÇÃO, simplesmente o melhor de todos. Que conto incrível, meu Deus. Eu gosto muito dos filmes e até por isso achei que não fosse gostar tanto no livro, mas que obra de arte. Seria meu sonho o King fazer um livro todo baseado nesse conto, pois aqui há muita história pra contar. A ambientação é sensacional, a tensão fica presente do começo ao fim e o fato de ter crianças como o elemento mau é a cereja do bolo. Uma cena em especifico aqui me fez gritar. Além de claro, ter uma das adaptações mais icônicas das obras do Stephen King, Colheita Maldita de 1984 que ganhou várias sequências.


O ÚLTIMO DEGRAU DA ESCADA - 3,5 ★ 
Um conto de drama que fala sobre o relacionamento de dois irmãos que se afastam ao longo dos anos. Triste, triste e triste. Pra te fazer refletir bastante sobre tempo com aqueles que você ama.


O HOMEM QUE ADORAVA FLORES - 2,5 ★ 
Talvez o mais previsível de todos com mais um homem pra gente odiar.  O conto não é ruim, mas senti que estava lendo sobre o Norman Bates desde o inicio.


A SAIDEIRA - 5 ★ 
Mais um mimo para os fãs de Salem, eu amei voltar em Jerusalem's Lot. Me entregou tudo e mais um pouco, já que não estava esperando que fosse ter outro conto baseado em Salem nessa coletânea. E mais uma vez a criança foi a cereja do bolo na narrativa do Steph. 


A MULHER DO QUARTO - 2,5 ★ 
Para fechar a coletânea temos outro drama que te faz refletir bastante sobre a vida. Uma mãe idosa, doente e acamada. Um filho que quer ajudá-la. Apesar de ser bem escrito eu acabei não me conectando tanto. O conto também foi adaptado como um curta em 1984 

Em resumo eu tive uma experiência incrível com essa primeira coletânea de contos do King, inclusive favoritei o livro principalmente por conta de Crianças do Milharal, que ganhou meu coração todinho. Já estou super ansiosa para ler outros livros de conto do autor. 

SOBRE O LIVRO |
Título: Sombras da Noite
Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 416
Lido em: outubro 2021
Nota:  

  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. Oi
    nunca li nada do autor, quem sabe um dia, que bom que vários contos foram boas leituras, leu ele bem no mês de outubro que combina com os livros do autor por envolver terros.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de nada com tema de terror ou algo muito assustador. Mas é uma dica legal pra quem gosta desse tipo de leitura.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Que legal, nunca li nada do King, mas sei que ele escreve muito bem, já que tem muitos fãs. Não sabia que existia essa coletânea de contos. Muito legal!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do Stephen King, preciso confesso, mas me acho muito medrosa para essas coisas. Eu fui lendo sua opinião sobre cada conto e quando chegou no que inspirou colheita maldita me lembrei do pavor que senti em relação a esse hahaha sua postagem foi bem completa, dá para sentir o tipo de livro que é e o que vamos encontrar.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não é o meu estilo, odeio coisas assustadoras, tanto em livro como em filmes/séries.
    Um beijinho,
    https://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não gosto de livros deste género, mas gostei como avaliou cada conto e não apenas o livro no total. Costumo só no geral, muito bem pensado e gostei da resenha :)
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Tenho andado um pouco afastada da leitura.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Vixi, não é um livro para mim não, eu e Stephen King não somos tão amigos, o sobrenatural não me empolga, sabe? Infelizmente!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Ainda não li estes contos do King, mas em geral dificilmente uma obra dele me decepciona. Já fiquei interessada do conto passado no universo de Salem, que é um dos meu favoritos do autor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oii. Nunca li nada do autor, acredita? Mas confesso que já tive curiosidade e acho que talvez eu poderia dar chance a algum livro dele, desde que não fosse tão assustador assim kkkk
    Beijos,
    Anni

    ResponderExcluir
  11. Amei o post. O único livro que li do King foi o Depois e amei. Estou querendo ler Billy Summer, mas queria ler os livros na ordem haha

    Esse parece um bom livro para começar por ser contos.

    Beijos
    dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  12. Great post! I like your blog, dear ♥

    I invite you to take a look at my blog
    Shkvo Space | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada o do autor, pois morro de medo das obras dele, hehe. Mas é incrível como as obras dele quase todas tem alguma adaptação, né? Só nesse livro tem um monte. E o que mais me chamou atenção é que objetos inanimados ficando malvados é quase a marca registrada dele, hehe.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  14. OIe Brenda!

    Confesso que tentei duas leituras com o Stephen mas acho que não é pra mim, apesar de querer ler à espera de um milagre.
    No entanto, parece ser interessante e por a maioria dos contos ter sido com nota top, parece um que vale muito a pena, né?
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  15. Que bacana que leu, eu não sabia que era conto. Eu nunca li nada do autor mas, um dia quem sabe, né?!
    Gostei muito de saber que concluiu a leitura.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Brenda, tudo bem?
    Acho que só conheço o King pelos filmes, mas tenho muita vontade de ler algo dele. Comecei It na época do filme, mas nunca terminei. Um livro de contos é uma boa opção. Vou anotar o nome desse!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir
  17. Oi
    nunca li nada do autor, pena que a maioria dos contos não foram muito bons e ficaram na média.
    Pelo menos teve alguns que gostou bastante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Em 2021 eu procurei ler alguns livros do King ,mas ainda não li nenhum livro de contos.

    Este "O último turno" ele comenta no livro "Sobre a escrita ", foi o primeiro trabalho dele como autor que foi remunerado. Ele se inspirou em uma invasão de ratos que aconteceu na lavanderia aonde ele trabalhava .Só de saber disso já imagino o que devo encontrar .

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir